segunda-feira, 6 de outubro de 2014



Resenha Crítica: Livro Didático do Ensino Médio

Coleção: “LINGUAGEM EM MOVIMENTO”


 


Livro Didático: Coleção Linguagem em Movimento
Ensino Médio – Volume 2 – 1ª Edição - 2010
Autores:
o  Izeti Fragata Torralvo
o  Carlos Cortez Minchillo
Editora: FTD S.A.

O livro analisado é voltado à 2ª série do ensino Médio, sendo dividido em 07 temas. Analisaremos o Tema 4: “A vida como ela é”:

o  Literatura: Realismo
    •       Machado de Assis
      •       Memórias Póstumas de Brás Cubas

  •      Visual:
Agradável, com figuras coloridas, referentes ao tema, mostrando cenas e pessoas da época. Assim como fotos de filmes relacionados. Também utiliza quadros demonstrativos e, marca d’água, o que dá clareza e uma certa leveza ao visual. A ideia de colocar o glossário em quadros juntos aos trechos do livro também é bastante interessante. O livro é de tamanho relativamente grande, com letras grandes e fundo claro, facilitando a visualização e a leitura.

  •      Conteúdo:
O livro apresenta fatos importantes sobre o realismo, com uma linguagem bem simples, tendo o cuidado de acrescentar um glossário  a cada trecho transcrito. Em alguns momentos repete desnecessariamente algumas palavras como no trecho a seguir: “Para os positivistas, somente a análise neutra e objetiva poderia levar ao desvendamento dos mistérios da vida humana, pois constituiria uma observação neutra que excluiria qualquer subjetividade na explicação da realidade estudada”.
Fica claro a influência da Europa no que diz respeito aos avanços científicos e tecnológicos e, como os intelectuais brasileiros passaram a analisar a realidade sob uma perspectiva de ideias socialistas.
Cita-se as obras que deram o pontapé inicial ao movimento Realista no Brasil, que foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis e O Mulato de Aluízio Azevedo, dando-se grande destaque à primeira.
Durante a abordagem da obra é observada a função metalinguística da linguagem quando Brás Cubas (narrador) discute a produção do texto com o leitor. O livro detalha bastante as obras de Machado de Assis, principalmente Memórias Póstumas de Brás Cubas, destacando inclusive vários trechos da obra. Faz isso tão abrangente que faz com que o aluno não tenha interesse em ler o livro completo. E, caso seja este o objetivo do professor, acreditamos que o capítulo só deveria ser abordado após a leitura do livro.

  •       Exercícios:
Os autores apresentam uma quantidade grande e variada de exercícios, sendo três conjuntos no capítulo em questão. Em geral claras e objetivas, as questões fazem o aluno pensar, solicitando, algumas vezes, justificativa. Em outros pede respostas discursivas. Por exemplo: Exercício 3, p. 123., a respeito do romance “Senhora” de José de Alencar:
 “Pode-se considerar que o desfecho da narrativa como a defesa de que o amor é um bem mais valioso do que o dinheiro?”.
Apresenta questões de vestibular, como Mackenzie e FUVEST-SP e críticas, como no exemplo a seguir: “Costuma-se reconhecer que tanto O Primo Basílio” quanto “Memórias Póstumas de Brás Cubas”  possuem notável conteúdo de crítica social. Apesar das muitas diferenças que separam os dois romances....”

  •        Conclusão:
Após a análise  do conteúdo, das imagens, das definições e exercícios chegamos à conclusão que o Livro Didático é adequado à série a que se destina, pois apresenta linguagem familiar e, ao mesmo tempo, intermediária. A contextualização para a apresentação do tema é suficiente e não desnecessária, as imagens referentes ao período estudado assim como a reprodução de alguns trechos das obras consolidam descrição do período literário e familiarizam os alunos com o estilo do autor.
  



Dayane da Conceição Fonseca                B283JB-3

Marcelo da Costa                                        B4607G-5
Maria Regina Do Carmo Borges               B4589I-1
Shirley dos Santos Conceição Rocha       B30EBD-6
  
Turma: 06/LL6P02   -  Prof.ª Sueli Salles

Nenhum comentário:

Postar um comentário