Resenha Crítica:
Livro Didático do Ensino Médio
Coleção: “LINGUAGEM
EM MOVIMENTO”
Livro Didático: Coleção Linguagem em Movimento
Ensino Médio – Volume 2 – 1ª Edição - 2010
Autores:
o
Izeti Fragata Torralvo
o
Carlos Cortez Minchillo
Editora: FTD S.A.
O livro analisado é voltado à 2ª série do ensino Médio, sendo dividido
em 07 temas. Analisaremos o Tema 4: “A vida como ela é”:
o
Literatura: Realismo
- Machado de Assis
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Visual:
Agradável, com
figuras coloridas, referentes ao tema, mostrando cenas e pessoas da época.
Assim como fotos de filmes relacionados. Também utiliza quadros demonstrativos
e, marca d’água, o que dá clareza e uma certa leveza ao visual. A ideia de
colocar o glossário em quadros juntos aos trechos do livro também é bastante
interessante. O livro é de tamanho relativamente grande, com letras grandes e
fundo claro, facilitando a visualização e a leitura.
- Conteúdo:
O livro apresenta
fatos importantes sobre o realismo, com uma linguagem bem simples, tendo o
cuidado de acrescentar um glossário a
cada trecho transcrito. Em alguns momentos repete desnecessariamente algumas
palavras como no trecho a seguir: “Para os positivistas, somente a análise neutra
e objetiva poderia levar ao desvendamento dos mistérios da vida humana, pois
constituiria uma observação neutra que excluiria qualquer subjetividade
na explicação da realidade estudada”.
Fica claro a
influência da Europa no que diz respeito aos avanços científicos e tecnológicos
e, como os intelectuais brasileiros passaram a analisar a realidade sob uma
perspectiva de ideias socialistas.
Cita-se as obras
que deram o pontapé inicial ao movimento Realista no Brasil, que foram:
Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis e O Mulato de Aluízio
Azevedo, dando-se grande destaque à primeira.
Durante a
abordagem da obra é observada a função metalinguística da linguagem quando Brás
Cubas (narrador) discute a produção do texto com o leitor. O livro detalha
bastante as obras de Machado de Assis, principalmente Memórias Póstumas de Brás
Cubas, destacando inclusive vários trechos da obra. Faz isso tão abrangente que
faz com que o aluno não tenha interesse em ler o livro completo. E, caso seja
este o objetivo do professor, acreditamos que o capítulo só deveria ser
abordado após a leitura do livro.
- Exercícios:
Os autores
apresentam uma quantidade grande e variada de exercícios, sendo três conjuntos
no capítulo em questão. Em geral claras e objetivas, as questões fazem o aluno
pensar, solicitando, algumas vezes, justificativa. Em outros pede respostas
discursivas. Por exemplo: Exercício 3, p. 123., a respeito do romance “Senhora”
de José de Alencar:
“Pode-se considerar que o desfecho da
narrativa como a defesa de que o amor é um bem mais valioso do que o
dinheiro?”.
Apresenta questões
de vestibular, como Mackenzie e FUVEST-SP e críticas, como no exemplo a seguir:
“Costuma-se reconhecer que tanto O Primo Basílio” quanto “Memórias Póstumas de
Brás Cubas” possuem notável conteúdo de
crítica social. Apesar das muitas diferenças que separam os dois romances....”
- Conclusão:
Após a análise do conteúdo, das imagens, das definições e exercícios
chegamos à conclusão que o Livro Didático é adequado à série a que se destina,
pois apresenta linguagem familiar e, ao mesmo tempo, intermediária. A
contextualização para a apresentação do tema é suficiente e não desnecessária,
as imagens referentes ao período estudado assim como a reprodução de alguns
trechos das obras consolidam descrição do período literário e familiarizam os
alunos com o estilo do autor.
Dayane da Conceição Fonseca B283JB-3
Marcelo da Costa B4607G-5
Maria Regina Do Carmo Borges B4589I-1
Shirley dos Santos Conceição Rocha B30EBD-6
Turma: 06/LL6P02
- Prof.ª Sueli
Salles
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